Sourcing whaaat?

Bem-vindo!

Você já ouviu falar em Sourcing de Moda? Muita gente também não! Dentro das empresas de Moda, o Sourcing é um setor relativamente novo, e que por ser pouco conhecido também é chamado de ”Desenvolvimento de Produto Internacional” para facilitar. Na minha carreira topei com o Sourcing por acaso e acabei amando! Era uma oportunidade de juntar 4 coisas que AMO: Moda, viagens, desenvolvimento de produto e busca de fornecedores. Mas o Sourcing não precisa ser necessariamente feito apenas em outros países, o Brasil é um país rico em criatividade e tecnologia no que diz respeito à Moda, e foi por isso que resolvi começar minha busca por aqui!

sourcing hong kong

>> Sourcing ahn? 

Ainda confuso? Veja algumas definições.

De acordo com o Wikipedia, Sourcing:

  • É a prática de recrutar talento usando técnicas de pesquisa
  • Global Sourcing, uma intervenção estratégica que visa explorar eficiências globais no desenvolvimento de produto

Outra definição que gosto é a do ”businessdictionary.com”:

  • O processo de achar bons fornecedores de produtos ou serviços

>>Mas o que faz quem trabalha com Sourcing?

Nas empresas, o responsável busca fornecedores que atendam às demandas de desenvolvimento de produtos do estilo, produz fichas técnicas, é responsável pelo contato com o fornecedor internacional e por todas as etapas do processo de acompanhamento de cada produto sendo desenvolvido.

O que é preciso saber para trabalhar com Sourcing:

  • Inglês fluente oral e escrito (outras línguas são um plus): para comunicação diária por email com fornecedores de vários países e eventualmente reuniões por Skype.
  • Illustrator ou Corel Draw + Excel: para desenvolvimento de fichas técnicas precisas e completas, além de alimentação de planilhas de controle.
  • Ter conhecimento sobre tecidos, modelagem, costura e acabamentos: para poder passar claramente para os fornecedores o que deve ser modificado/melhorado.
  • Disponibilidade para viagens internacionais: algumas vezes é preciso ir pessoalmente verificar uma produção, conhecer fornecedores novos ou entregar desenvolvimentos.
  • Agilidade, comprometimento, responsabilidade: Dependendo do fuso, como por exemplo do outro lado do mundo, deixar algo pendente 1 dia é equivalente a perder 2 dias além disso em se tratando de reuniões via skype, fazer a comunicação no horário de trabalho deles é sinônimo de ter que quase madrugar. Quanto ao quesito responsabilidade, uma ficha técnica mal interpretada pode render idas e vindas intermináveis de peças-piloto entre países acarretando em perda de tempo (pelo menos 20 dias para produzir a peça e + 5 dias de courrier) e dinheiro (valor aproximado de um pacote entre Índia e Brasil R$250, fora impostos)
Se interessou? Tem tudo a ver com você?

Então saiba que o cargo inicial costuma pagar mais do que se paga para uma assistente de estilo por exemplo, além de ainda dar uma treinada no seu inglês 😉. Por enquanto, com o aumento do Dólar e a crise atual, as empresas estão voltando seus olhares para o Sourcing nacional, que muitas vezes é feito pela própria estilista. Mas se você se interessou, não desanime! Saiba que Animale, Richards, Vix, Ellus, Le Lis Blanc e Renner são exemplos de empresas que trabalham com Sourcing Internacional a todo vapor.

sourcing fabrica

>>Por quê um blog sobre Sourcing?

That Sourcing Girl tem o orgulho de ser o primeiro blog do Brasil -quem sabe até do mundo- dedicado exclusivamente ao tema Moda e Viagem com o olhar diferenciado do Sourcing: mais voltado para o produto, quem o faz e como faz.

A idéia do blog surgiu da vontade de vivenciar o Sourcing na prática, menos no escritório e mais no mundo! Surgiu da necessidade de seguir um estilo de vida mais livre e sem rotina. Da satisfação em conectar fornecedores com estilistas e compradores (sejam autônomos ou de grandes empresas) estimulando o crescimento de ambas as partes. E principalmente da importância de valorizar talentos e promover pessoas que muita vezes ficam só ”por trás das cortinas”, mas que são indispensáveis para que aconteça um desfile, para que as peças cheguem nas lojas e para que, hoje, milhares de pessoas possam postar o seu ”look do dia” nas redes sociais.

>>E a quem se destina?

Este blog é para o comprador de moda que procura produtos diferenciados e novos fornecedores.
É para o artesão ou qualquer fornecedor que queira divulgar seu trabalho e expandir seus negócios.
É para o estudante de moda e para o estilista que buscam inspiração ou têm curiosidade no processo de desenvolvimento de um determinado produto.
É também para o curioso e apaixonado por viagens pelo mundo e Moda!

 

Dúvidas? Quer falar comigo? Clica aqui!

Sourcing whaaat?
Tagged on:                         
RSS
Facebook
Share with Google
http://thatsourcinggirl.com/sourcing-whaaat/">
Twit about this
Pinterest
Instagram
%d blogueiros gostam disto: